7 dicas básicas para economizar água

 

A água é essencial para a nossa sobrevivência, o corpo humano sobrevive no máximo 4 dias sem beber água, por isso é importante economizar água.

Com a estiagem atípica no começo do ano os reservatórios de água estão com os níveis bem baixo, e em muitas regiões está ocorrendo racionamento de água.

Por isso separamos 10 dicas para economizar água:

  1. Manter a torneira fechada quando escovar os dentes ou se barbear, fazendo isto você vai economizar cerca de 3 litros de água.

  2. Durante o banho feche o registro na hora de se ensaboar e tome banhos rápidos, não só vai economizar água mas também o consumo de eletricidade.

  3. Verifique se as torneiras estão bem fechadas, uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês.

  4. Junte o máximo de roupas para lavar, guarde a água dos enxágues para lavar o quintal, calçadas, etc.

  5. Não use a mangueira para lavar calçadas ou carros, utilize baldes e se possível a água que você juntou do enxágue da máquina de lavar.

  6. Verifique se não há vazamentos nos encanamentos, um pequeno vazamento pode gastar cerca de 3000 litros de água por mês.

  7. Se possível, capte a água da chuva para ser utilizado para lavar o carro, regar plantas, entre outros, que não sejam para consumo.

Com estas dicas, não é garantia que não vai faltar água, mas se cada um fizer a sua parte, não vai acabar tão cedo como estão prevendo.

E sempre que você ver um vazamento de água na sua rua informe imediatamente a empresa responsável pelo abastecimento da sua região.

 

CompartilhePin on PinterestShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Facebook

Categorias

Posted in Dicas and tagged , .